Jornal Correio Popular Notícia

CONSCIÊNCIA NEGRA
Comunidades recebem ações para fortalecer a economia

Data da notícia: 2023-11-21 18:00:30
Foto: Assessoria
A Comunidade de Pedras Negras possui potencial para o turismo. No local, estão 37 famílias e nove pousadas

Na segunda-feira (20), foi comemorado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data marca a morte de um dos mais expressivos líderes quilombolas, Zumbi dos Palmares, e traz uma reflexão sobre a luta dos negros por oportunidades e uma vida digna. No estado, o governo de Rondônia destina políticas públicas para fomentar a economia e melhorar a qualidade de vida das famílias quilombolas.

Conforme o Observatório Quilombola, existem oito comunidades tradicionais em Rondônia, localizadas no Vale do Guaporé, nos municípios de Costa Marques (Santa Fé e Forte Príncipe da Beira), São Francisco do Guaporé (Pedras Negras do Guaporé e Santo Antônio do Guaporé), São Miguel do Guaporé (Jesus), Alta Floresta do Oeste (Rolim de Moura do Guaporé) e Pimenteiras do Oeste (Laranjeiras e de Santa Cruz).

Comercialização do pirarucu

Um exemplo da defesa conjunta do equilíbrio do ecossistema, entre o governo e os quilombolas, é o controle de manejo do pirarucu. Esse peixe invadiu os rios da bacia do Guaporé e devora outras espécies nativas de interesse econômico e alimentar para as populações tradicionais. A solução encontrada foi comercialização do peixe.

A comunidade quilombola Pedras Negras, envolvida na atividade, em São Francisco do Guaporé, recebeu assistência para emissão do Registro Geral de Pescador Profissional, e passou por capacitação para captura, processamento de pescado, inclusive produção de embutidos com a carne do pirarucu para a comercialização.

Na Comunidade de Santa Fé, em Costa Marques, há uma agroindústria de farinha. Ela recebe assistência técnica para o plantio de mandioca, em uma área que ocupa 12 hectares, que resulta na colheita de 2,6 mil quilos de farinha por mês.

Turismo

A Comunidade de Pedras Negras possui potencial para o turismo. No local, há 37 famílias e nove pousadas. Para ajudá-los, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) realiza treinamento para atendimento ao turismo com a comunidade. Tanto as famílias responsáveis pelas pousadas como as das demais casas foram instruídas, também, por técnicos da Emater a cultivar hortas domésticas para a diversificação da alimentação.

Fonte: Vanessa Moura - Secom

Notícia vista 1588 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.